Quanto Cobramos por uma Campanha de SEO

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Frequentemente na GM Web recebemos  solicitações de orçamento de Otimização de sites como essa:

“Olá, gostaria de otimizar meu site. Quanto vocês cobram?”

A resposta na maioria das vezes é “depende”!

Isso porque não é possível estimar o preço para um projeto de SEO rapidamente, é preciso analisar detalhadamente cada caso. Precificar um projeto sem estuda-lo atentamente é o mesmo que um mecânico passar um orçamento para consertar seu carro sem abrir o capô.

Para poder passar um preço precisamos antes analisar diversos fatores. Nesse post citarei alguns itens que todo profissional de SEO sério deve checar antes de te passar um orçamento.

1 – Análise de Palavras-chave

Nesta etapa identificamos as principais palavras-chave que as pessoas digitam no google quando procuram por seu produto ou serviço. Essa é uma etapa de extrema importância e deve ser analisada com cuidado pois a escolha errada das palavras-chave podem resultar no total fracasso da campanha de SEO.

2 – Análise de Concorrência

Após a escolha das palavras-chave precisamos identificar qual é o nível de dificuldade em posicionar seu site em cada uma delas, para fazer isso devemos analisar o quão bem feito é o trabalho de SEO dos seus concorrentes e quanto tempo e mão de obra vamos precisar para atingir os resultados esperados.

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3 – Análise On-Page

Depois de identificar os pontos fortes e fracos nos sites dos seus concorrentes, precisamos analisar os mesmos pontos no seu site para então definir quais medidas precisam ser tomadas para resolvermos.

4 – Backlinks

Para o Google links apontando para o seu site são como votos afirmando a qualidade do mesmo. Nesta etapa analisamos se seu site possui backlinks e quais deles são bons ou ruins para melhorar sua autoridade na web. É importante ressaltar que o Google atua de maneira muito rigorosa punindo backlinks artificiais e pode penalizar seu site se o mesmo não estiver seguindo as diretrizes de qualidade do Google para webmasters. Por isso é muito importante que a análise de backlinks do seu site seja feita da maneira correta.

5 – Conteúdo

O maior dos pilares do SEO é o conteúdo. Para poder calcular corretamente os custos de uma campanha de SEO precisamos entender que tipo de conteúdo seu público busca, quais suas dúvidas e necessidades, afim de oferecer um material de qualidade direcionado a ajudar  este público. Assim o Google vai entender que seu conteúdo gera valor para as pessoas e com certeza vai posicionar melhor o seu site nas buscas. Nesta etapa definimos qual a demanda de conteúdo para o seu site, selecionamos estrategicamente os temas e estimamos a quantidade de e tempo e mão de obra necessários para suprir essa demanda.

6 – Mensuração (Relatórios)

Mensurar é preciso! O que torna o marketing Digital algo tão poderoso é justamente a capacidade de saber exatamente de onde estão vindo os resultados, assim é possível concentrar seus esforços em ações que provêem maior retorno.

Antes mesmo de passar um preço mesmo que aproximado dos serviços de Otimização de Sites, precisamos levar em consideração os tipos de relatórios que serão apresentados e com que frequência, pois extrair dados precisos é um processo crucial para o sucesso de uma campanha e demanda bastante tempo além de precisar ser feito por um profissional com grandes conhecimentos em Web Analytics.

Existem muitos outros fatores que ajudam uma empresa ou um profissional de SEO a calcular o preço de seus serviços, porém acredito ter citado os principais e tenho certeza que ajudarão você a entender o que está por trás da resposta “depende”!

Agora que você já sabe como é feito o orçamento para uma campanha de SEO que tal solicitar o seu?!!!