O que é SEO
Você sabe o que é SEO?
SEO é uma sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Pesquisa popularmente conhecido no Brasil como Otimização de Sites.
SEO pode ser definido como um conjunto de técnicas aplicadas em um site, visando faze-lo aparecer na primeira página dos buscadores como Google, Yahoo e Bing.
Para entender melhor que técnicas são essas, primeiramente precisamos entender como funcionam os motores de busca atuais, e falar em buscas hoje em dia é falar quase que exclusivamente de Google!
Quando surgiu o Google?
O Google surgiu em janeiro de 1996, fundado por Larry Page e Sergey Brin enquanto os faziam doutorado na Universidade Stanford e tinham como tese um algoritmo matemático que conseguiria organizar a informação da internet pela sua relevância. Esse algoritmo chamado de “Pagerank” foi o grande diferencial entre os buscadores da época, e principal fator para o sucesso do Google tornando-o assim o gigante da internet que conhecemos hoje.
Como o Google funciona?
Para poder categorizar o conteúdo de um website primeiramente é preciso encontra-lo, para isso os buscadores utilizam-se softwares conhecidos como robôs que navegam por todos os links alcançáveis da internet, coletando e categorizando a informação de acordo com o conteúdo das páginas web.
Em seguida esse conteúdo é analisado por outros algoritmos que checam diversos fatores e então atribuem uma certa nota para a página, e basicamente a página ou site que obtiver a maior pontuação fica melhor posicionado nos resultados da pesquisa.
O que faz um profissional de SEO?
O trabalho de um profissional de SEO é analisar e entender esses fatores e fazer com que o site a ser otimizado atenda todos ou pelo menos a maior parte dos critérios requeridos pelos buscadores, visando assim conseguir uma nota melhor que a dos seus concorrentes e consequentemente ficar melhor posicionado na SERP (Search Engine Result Page ou Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa).
Fatores de Rankeamento
Os principais fatores de rankeamento podem ser divididos em 2 grupos “On Page” e “Off Page”.
On Page são os fatores internos do site, tais como a arquitetura, conteúdo, links internos e as meta-tags, em resumo são todos os trabalhos feitos diretamente no seu site que vão desde o código fonte ao conteúdo do mesmo.
Já Off Page é tudo relacionado a “reputação” do website na internet, tal como artigos relacionados, links, redes sociais e diversas outras informações vindas de fontes externas mas que estejam diretamente relacionadas ao site.
Para se obter bons resultados é preciso conhecer profundamente esses fatores e saber aplicar na medida certa técnicas de On Page e Off Page, pois o excesso de otimização (Over-Optimization) pode acarretar em uma punição e prejudicar muito o desempenho da campanha.
Agora que você já sabe o que SEO aproveite para fazer uma campanha e alavancar suas vendas na internet! Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.